quarta-feira, 13 de março de 2013

Por que devemos comer de 3 em 3 horas?


  Um dos hábitos mais comuns e mais errados que as pessoas comentem é se alimentar poucas vezes ao dia. Em média, a cada 10 pessoas 6 não fazem mais de 3 refeições ao dia e acham que se aumentarem esse número irão engordar.
É muito difícil controlar os estímulos do corpo quando ele ficou privado de energia por mais de 3 horas. E o que mais acontece são as pessoas trabalhando demais e comendo mal, em horários muito distantes.
Comer de 3 em 3 horas passou a ser uma recomendação de todos os profissionais da área de saúde, além dos nutricionistas, não é verdade? Mas por que isso é importante para o nosso organismo?
O ato de alimentar-se de 3 em 3 horas é importante para combater a compulsão alimentar, pois quando fracionamos nossas refeições a tendência é de comermos menos e somente o necessário. As vantagens de comer de 3 em 3 horas continua: auxilia na perda de peso, diminui a ansiedade, além de melhorar a disposição para enfrentar a correria do dia a dia. Pois é, ao contrário do que muitos pensam fracionar a alimentação diária é importante para manter o metabolismo funcional, evitar fadigas, reduzir a lipogênese abdominal e diminuir aqueles súbitos ataques de fome no meio da manhã ou no fim da tarde.
Fiquem atentos: É importante e preciso respeitar o intervalo máximo entre as refeições de 180 a 200 minutos, pois pode ocorrer uma maior redução da liberação do cortisol, o hormônio responsável pela manutenção da nossa produtividade energética diária.
Outra vantagem de comer mais vezes ao dia é que sentindo menos fome, chegamos à mesa sem sentimento de compulsão ou ansiedade, você poderá mastigar a comida com mais calma e triturar melhor os alimentos. Quando um alimento é bem mastigado a sua digestão é mais eficiente, lembrando que o carboidrato é um nutriente que inicia sua digestão na boca.
O café da manhã é a refeição mais importante do dia. Muitas pessoas não sabem e outras não realizam, mas por ser a primeira refeição do dia é de extrema importância, pois vai ajudar o organismo a suprir as necessidades e calorias gastas durante o sono. Se você acorda e pula a refeição, provavelmente vai chegar na hora do almoço faminto, o que vai desencadear uma compulsão e um ataque a comida, alimentando-se mais do que o precisa, comendo alimentos não muito saudáveis e ainda finaliza com aquela sobremesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário