segunda-feira, 5 de março de 2012

parque diversoes 225x300 Dicas de segurança em parques de diversõesNão é de hoje que se ouve falar em acidentes graves ocorridos emparques de diversões. Vira e mexe, os jornais trazem tristes notícias como a tragédia que vitimou, na semana passada, uma adolescente de 14 anos no Hopi Hari, em São Paulo. Por isso, mamães e papais devem estar de olhos bem abertos quando forem levar os filhos aos parques! Veja algumas orientações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que, em março do ano passado, chegou a publicar uma norma com os quesitos de segurança necessários em relação aos brinquedos desses locais, incluindo os parques itinerantes, os aquáticos e os bufês.
- Observe se os brinquedos não estão quebrados, com ferrugem e fios emaranhados, o que indica falta de manutenção e cuidado. O maior risco costuma estar nos parque itinerantes.
- Respeite sempre as regras de segurança, observando a altura permitida nos brinquedos (o que deve estar indicado). Além disso, fique perto do seu filho e verifique se os cintos e travas estão firmes. As placas devem conter o ano de fabricação dos brinquedos e a data da última revisão ou manutenção realizada.
- Pistas de skate, patinação e kart devem oferecer equipamentos apropriados, como capacete e cintos de segurança, além de isolamento de proteção de pista e equipe com profissionais habilitados para possíveis casos de acidentes.
- Fique atento na conservação dos parques. Estruturas devem estar firmes no chão, não apresentar rachaduras ou deterioração. As roscas de parafusos salientes devem ter acabamentos de proteção.
- Em parque aquático, menores de 12 anos não podem entrar sem a supervisão de um maior. Toda piscina aberta ao público deve ter um salva-vidas devidamente formado e identificado. O uso de bóias nem sempre garante asegurança infantil. O colete é o mais seguro. Cada tobogã deve contar com dois profissionais: um para coordenar a descida e um salva-vidas para auxiliar quem chega na água.
- É importante também cobrar das autoridades a fiscalização desses locais com o intuito de proibir que funcionem, se necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário