sexta-feira, 15 de junho de 2012

Campanha de vacinação contra a poliomielite começa neste sábado


 
Começa neste sábado a campanha nacional de vacinação contra a poliomielite. Todas as crianças menores de cinco anos devem ser imunizadas. No Paraná a meta é vacinar no mínimo 95% do público-alvo, o que equivale a 690  mil crianças. O secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto, participa do lançamento oficial da campanha na Boca Maldita, em Curitiba, às 10h30.




A vacina estará disponível em todas as unidades de saúde do Estado, das 8 às 17 horas, e em unidades volantes (mercados, praças, shoppings) estruturadas pelos municípios. Este ano, por decisão do Ministério da Saúde, pela primeira vez as duas doses da gotinha serão ofertadas em apenas uma etapa. A campanha se estende até o dia 16 de julho.
Em 2011 os índices de vacinação atingiram 102% na primeira etapa e 100% na segunda etapa. Devido às campanhas de vacinação realizadas desde a década de 80, a poliomielite foi erradicada no Brasil. No entanto, ainda há registros da doença em países da África e da Ásia. "Precisamos da cobertura da vacinação para cumprir o compromisso de manter a erradicação da doença", ressalta o superintendente de vigilância em Saúde, Sezifredo Paz.
A vacina contra a pólio é segura. Ela se destina a todas as crianças menores de cinco anos, mesmo as que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia. No caso de crianças que sofrem de doenças graves, recomenda-se que os pais consultem profissionais nos postos e centros de saúde para avaliar se devem ou não receber a vacina. Crianças com febre acima de 38º, ou com alguma infecção, também devem ser avaliadas por um médico.
PREVENÇÃO - Não existe tratamento para a pólio. Somente a prevenção, por meio da vacina, garante a imunidade. No Paraná, o último caso de paralisia infantil foi diagnosticado em 1986, na região metropolitana de Curitiba.
Apesar de não haver registro de casos de paralisia infantil há mais de 20 anos, é importante manter campanhas de vacinação anuais porque o poliovírus, causador da enfermidade, pode ser reintroduzido no país porque ainda circula no mundo. Entre 2007 e 2012, 35 países registraram casos de poliomielite, sendo que três ainda são considerados endêmicos: Afeganistão, Nigéria e Paquistão.
A DOENÇA - A poliomielite é uma doença infecto-contagiosa viral aguda que atinge, principalmente, crianças de até 5 anos. É transmitida pelo poliovírus, cujo contágio se dá principalmente pela boca. Ele é carregado pelas fezes e gotículas expelidas durante a fala, tosse ou espirro da pessoa contaminada. Falta de higiene e de saneamento na moradia, além da concentração de muitas crianças em um mesmo local, favorecem a transmissão.
O período de incubação (tempo que demora entre o contágio e o desenvolvimento da doença) é, geralmente, de 7 a 12 dias, podendo variar entre 2 e 30 dias. A transmissão também pode ocorrer durante o período de incubação.
O poliovírus se desenvolve na garganta ou nos intestinos e, a partir daí, espalha-se pela corrente sanguínea, ataca o sistema nervoso e paralisa os músculos das pernas. Em outros casos, quando o vírus paralisa músculos respiratórios ou de deglutição, pode até matar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário