terça-feira, 24 de abril de 2012

Vacinação contra a gripe começa na próxima semana em Maringá


A Campanha de Vacinação Contra a Gripe começa na próxima semana em Maringá. O lançamento está agendado para o próximo dia 2 de maio, a partir das 9h, na Unidade Básica de Saúde do Jardim São Silvestre. Este ano, a meta da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar 80% da população, o que representa mais de 57,7 mil pessoas da cidade.
As vacinas estarão disponíveis em todas as UBS do município e na sala de vacina da Secretaria, na Zona 7, até o dia 25 de maio. No dia 5 de maio, um sábado, acontecerá o Dia D de mobilização nacional com atendimento das 8h às 17h nos postos de saúde. O público-alvo é formado por crianças de seis meses a dois anos, gestantes, idosos acima de 60 anos e profissionais da área da saúde.
O secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi, reforça que o principal objetivo da campanha é reduzir as mortes e complicações em consequência dos três principais vírus que circulam no hemisfério Sul, e faz um apelo especial aos pais.
"Todos os incluídos no público-alvo devem tomar sua dose, mas chamamos a atenção dos pais porque as crianças dependem deles para serem levadas até uma unidade de saúde", lembra. O secretário pede ainda às pessoas que tem direito à vacina que procurem uma unidade básica próxima de suas residências.
Para a campanha deste ano, o Ministério da Saúde distribuiu 31,1 milhões de doses da vacina e repassou R$ 24,7 milhões do Fundo Nacional de Saúde aos fundos estaduais e municipais. Estes recursos serão usados para custear a infraestrutura das campanhas, a aquisição de seringas e agulhas, o deslocamento das equipes e o material informativo distribuído.
A vacina só não é recomendável para quem tem alergia à proteína do ovo - usada na sua fabricação - ou para quem teve reações adversas a doses anteriores. Em casos de doenças agudas e febris ou de pacientes com doenças neurológicas, é aconselhável a busca de avaliação médica. Além disso, quem pretende doar sangue deve aguardar 48 horas após a dose para realizar a doação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário