quarta-feira, 30 de maio de 2012

Ashrita Furman. O recordista mundial de recordes.




Entrevista fantástica feita pela Revista Super Interessante, mostra um ser humano especial que consegue quebrar todos os recordes. Ashrita Furman o “Super Homem”.


Por: Mariana Pontual

Ashrita Furman - imagem: vimeo.com
Em 2011, Ashrita Furman foi até o Peru para subir a montanha Cerro Machu Picchu, de 3 mil metros de altura - em cima de pernas de pau. Furman é o recordista mundial de recordes: já quebrou 380 do Guinness (o maior número de cambalhotas para frente e a maior velocidade em uma corrida de saco, entre outras). Atualmente, o americano tem 134 recordes valendo. A maioria já foi quebrada - por ele mesmo.



Qual foi o recorde mais difícil que você já quebrou?Provavelmente foi o recorde pelo maior número contínuo
de cambalhotas para frente. Em 1986, consegui alcançar 8 341 cambalhotas percorrendo uma distância de 19,67 quilômetros. A regra diz que as cambalhotas devem ser contínuas, mas você pode fazer pequenas pausas para vomitar. E eu precisei parar bastante porque, ingenuamente, eu tinha comido 4 pedaços de pizza na noite anterior!

Você cria suas próprias categorias ou elas já existiam?
A maior parte já existia, mas eu também já sugeri alguns recordes que o livro aceitou, criou a categoria e definiu as regras. Eu inventei modalidades como o maior número de bamboleios embaixo d`água, a corrida mais rápida equilibrando um taco de sinuca no dedo e a corrida mais rápida pulando em um pé só.

Por que você resolveu entrar no livro dos recordes?
Sou fã do Guinness desde criança, mas nunca imaginei ser capaz de quebrar um recorde, já que eu sou pouco atlético. Mas na minha adolescência comecei a buscar um significado maior para a vida e fui praticar yoga e meditação. Foi isso que me deu energia - e percebi que podia usar meu vigor para entrar no Guinness.

O que te motiva sempre a quebrar um novo recorde?
Eu adoro o desafio de tentar ser o melhor do mundo em alguma coisa. Além disso, gosto de fazer as pessoas sorrirem e talvez até inspirá-las a fazer algo especial. Então, não tenho um objetivo final, apenas espero continuar quebrando recordes enquanto viver.

Quando você começou com essa mania de recordes?
Nunca tive esse objetivo. Em 1987, o Guinness me deu o recorde de versatilidade por ter o maior número de recordes nas mais diferentes categorias e, desde então, ninguém nunca o quebrou. Mais recentemente, o Guinness simplesmente criou a categoria para recordista de recordes.

Como é a sua rotina de treinamento?
Eu tento me exercitar todos os dias e consigo treinar para dois ou 3 recordes ao mesmo tempo, dependendo do nível de exigência física de cada um deles. Também medito antes de cada prática e, durante ela, tento focar mais no meu coração do que na minha mente.

Quanto tempo leva para bater um novo recorde?
Isso varia muito. Na média, treino ao longo de dois ou 3 meses. Mas, para quebrar o recorde de corte de maçãs com uma espada de samurai, por exemplo, eu precisei de um ano de treinamento.

E qual é o seu próximo objetivo?
Eu pretendo quebrar meu próximo recorde no Brasil! Estou tentando encontrar um bom local para alcançar o maior número de pulos pulando corda debaixo d´água - em uma hora - e existe um aquário no Brasil que me parece o lugar perfeito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário