segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Auto-condução de carros!

O governo do estado de Nevada aprovou uma legislação que permite a auto-condução de carros do Google em suas estradas. Nevada é o primeiro estado a aprovar estes carros sem motoristas para fazer o teste em suas ruas.
O Google tem feito um lobby junto a Assembléia Legislativa do Estado de Nevada para aprovar a lei que legaliza o uso da auto-condução de automóvel. O Estado de Nevada tem levado mesmo a sério essa novidade, o próprio Departamento de Veículos de Nevada fornecerá carteira de motorista para carros robô.

Embora a auto-condução de carros ainda não esteja disponível para o público ele está pronto para ser testado nas estradas públicas. Empresas que querem testar seus carros sem motorista vão precisar de um vínculo de $ 1 milhão a US $ 3 milhões, dependendo da quantidade de carros que quer testar. Estes veículos são obrigados a ter duas pessoas dentro em todos os momentos, uma dos quais deve ser capaz de controlar o carro se necessário.

Estes carros robôs também precisam ser equipados com computadores coletores de dados para registrar todos seus movimentos e também terão suas próprias placas. Os carros aprovados para testes públicos terão placas verdes em vez das habituais placas cinza-azul de Nevada.
Uma curiosidade interessante sobre a nova legislação é que ela permite que os operadores de carros sem motoristas teclarem durante o percurso, mas não beber.
A Google tem atualmente uma série de protótipos de carros sem motoristas dos quais sete foram levados por 1.000 milhas sem qualquer intervenção humana. Até agora apenas um acidente relatado envolvendo um carro de auto-condução do Google, e as reivindicações da companhia afirmam que o veículo estava sendo conduzido manualmente no momento.
Além do Google, as empresas de automóveis, tais como BMW, Volkswage e Audi estão desenvolvendo seus próprios protótipos. Outros estados, incluindo Flórida e Havaí também estão no caminho para a aprovação de veículos sem condutor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário