sábado, 18 de fevereiro de 2012

Veja o que abre e fecha no Carnaval em Maringá


O feriado prolongado de Carnaval em Maringá terá horários diferenciados nos setores de serviços. Comércio e supermercados fecham apenas na terça-feira (21) de carnaval em Maringá, enquanto os bancos não abrem na segunda (20) e terça, para reabrir somente na quarta-feira de Cinzas (22), ao meio-dia.
Além disso, a Prefeitura de Maringá terá expediente diferenciado no início da próxima semana, durante o período de carnaval. Os órgãos públicos municipais, com exceção dos serviços de natureza essencial e os que estiverem envolvidos com a organização dos bailes e campanhas do carnaval, não terão expediente na segunda e terça-feira, durante todo o dia e na quarta-feira, no período da manhã.
Nos shoppings, apenas as partes de lazer e alimentação abrem na terça-feira, e as lojas reabrem novamente na quarta, às 14 horas. A abertura ocorrerá normalmente no fim de semana e na segunda-feira.
Paço Municipal
O Paço Municipal, Urbamar e todas as secretarias que funcionam no prédio não terão expediente segunda e terça durante todo o dia e quarta de manhã, retornando às atividades normais na quarta às 13 horas.
Saúde
Na rede de atendimento da saúde o Hospital Municipal, o Hospital Universitário e o Pronto Atendimento Zona Norte terão expediente normal todos os dias. Secretaria de Saúde e Unidades Básicas de Saúde seguem o expediente do Paço Municipal. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) funciona normalmente no período, atendendo emergências 24 horas pelo telefone 192. Equipes do Ambulatório DST/Aids e de algumas Unidades Básicas estarão as atividades com as campanhas Carnaval sem Aids, sem Dengue e sem Drogas.
Cultura
A Secretaria de Cultura não terá expediente interno, com os funcionários trabalhando na realização dos bailes do Carnaval Samba na Praça. Serão oito bailes em várias regiões da cidade, sempre das 20 às 23 horas.
No sábado os bailes são nos conjuntos Borba Gato e Champagnat; no domingo (19) em Floriano e Parque das Laranjeiras; na segunda-feira Conjunto Requião e Iguatemi; e na terça Jardim Madri e Conjunto Herman Moraes Barros.
Educação
A sede da Secretaria da Educação também segue o expediente do Paço Municipal. As escolas e Centros Municipais de Educação Infantil estarão de recesso até quarta-feira, retornando o atendimento normal na quinta-feira, 23 de fevereiro.
Transportes
A Secretaria de Transportes (Setran) acompanha o horário de funcionamento do Paço Municipal. Agentes de trânsito estarão de plantão durante todo o período e trabalhando no apoio do Carnaval Samba na Praça.
Já o Estacionamento Rotativo (EstaR) não funciona segunda e terça-feira e retorna no controle de vagas na quarta-feira às 12 horas.
Transporte Coletivo
O transporte coletivo funciona com os horários normais no sábado e domingo. Na segunda-feira será adotada a escala de sábado, com reforço das linhas a partir do terminal no final da tarde para atender a saída do comércio. Na terça-feira volta a escala de domingo/feriado, e na quarta-feira a escala de dias normais sem o reforço do período escolar.
Guarda Municipal
A Guarda Municipal trabalha em regime especial de plantão durante o carnaval, dando apoio aos bailes do Carnaval Samba na Praça. O plantão atende pelos telefones 3901-1885 e 3901-2222.
Assistência Social
A Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SASC) segue o expediente do Paço, mantendo os plantões dos serviços essenciais. Trabalharão em sistema de plantão o Centro de Referência Especial da Assistência Social (CREAS), o Centro de Referência da Criança e do Adolescente (CRCA) – 0800 – 643 5115, o Serviço de Atendimento aos Moradores de Rua (9103-5661), o Albergue Santa Luiza de Marillac (3224-1673), o Abrigo Provisório para Crianças e Adolescentes (3901-1908) e os Conselhos Tutelares (9973-0323 e 3901-1966). A SASC estará participando da campanha Carnaval sem Aids, com limpeza da praça Raposo Tavares neste sábado, 9 horas; blitz na avenida Tiradentes no domingo e na segunda e show com o cantor Samuel Barbosa na terça-feira, às 19 horas na praça Raposo Tavares.
Serviços Públicos
A Secretaria de Serviços Públicos acompanha o funcionamento do Paço Municipal. A coleta de lixo será normal durante todos os dias, inclusive no recesso de terça-feira. Os setores de manutenção da iluminação pública, varrição e arborização estarão de plantão para atendimento de emergência, assim como a Defesa Civil.
Restaurante Popular
O Restaurante Popular fecha na segunda e terça-feira, voltando ao atendimento normal na quarta-feira.
Feiras
As feiras livres funcionam normalmente todos os dias.
Shoppings em esquema especial
As lojas do Avenida Center abrem na quarta-feira das 14 às 22 horas – na terça, apenas entretenimento e praça de alimentação estarão abertos.
No Catuaí Maringá, somente a praça de alimentação atende na terça-feira. Na quarta, as lojas funcionam das 14 às 22 horas, e alimentação das 11 às 22 horas.
Lojas fechadas na terça-feira, com alimentação e lazer atendendo das 12 às 22h30 também no Shopping Maringá Park. Na quarta-feira, lojas abertas das 14 às 22 horas, enquanto das 12 às 22h30 atendem as partes de alimentação e lazer.
O Big estará fechado no domingo (19), enquanto o Shopping Cidade atende normalmente no fim de semana e na segunda. Lojas e Big fecham no Carnaval, mas haverá atendimento na praça de alimentação das 12 às 21 horas. Na terça-feira, lojas das 14 às 22 horas, enquanto Big abre das 9 às 22h30 e a praça das 12 às 23 horas.
No Mandacaru Boulevard, apenas praça de alimentação, lazer e diversão abrem na terça das 12 às 22 horas. Na quarta-feira, lojas funcionam das 14 às 22 horas, com alimentação e lazer das 10 às 23 horas.
Comércio fecha somente na terça
O comércio de Maringá ficará fechado na terça-feira de Carnaval. Na segunda-feira (20), o funcionamento de lojas e supermercados será normal. Já na quarta-feira de Cinzas (22), o comércio vai abrir partir do meio-dia, enquanto os supermercados funcionam a partir das 8 horas.
A Convenção Coletiva de Trabalho assinada entre o Sindicato dos Lojistas do Comércio Varejista de Maringá e Região (Sivamar) e o Sindicato dos Comerciários de Maringá (Sincomar) estabeleceu uma exceção em relação ao horário de abertura do comércio na quarta-feira de Cinzas.
A loja que não utilizou a mão de obra dos colaboradores ou que não tenha aberto no dia 18 de dezembro do ano passado - domingo que antecedeu o Natal - poderá abrir em horário normal na quarta-feira de Cinzas.
De acordo com o Termo Aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho assinado na manhã desta sexta-feira (17) pelo Sivamar e o Sincomar, houve alteração no horário do setor supermercadista na quarta-feira de Cinzas. Os supermercados abrirão em horário normal - e não mais ao meio-dia, como havia sido estabelecido anteriormente. Para compensar a abertura em horário normal na quarta-feira de Cinzas, os supermercados funcionarão a partir do meio-dia na segunda-feira após o domingo de Páscoa, dia 9 de abril.
Agências bancárias
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informa que não haverá atendimento bancário na segunda (20), e na terça-feira (21) de Carnaval. Na quarta-feira (22), os bancos abrirão apenas após o meio-dia.
Conforme a Febraban, as contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e os carnês que vencerem nessas datas poderão ser pagos no primeiro dia útil seguinte, o que, neste caso, seria a quarta-feira (22), sem a incidência de multa. Os tributos, normalmente, já estão com a data ajustada pelo calendário de feriados (federais, estaduais e municipais).
A população pode utilizar os canais alternativos de atendimento para realizar operações bancárias, como caixas eletrônicos, Internet Banking, Mobile Banking, banco por telefone e correspondentes (casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados).

Nenhum comentário:

Postar um comentário